sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O CASAMENTO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA


A vida na Terra se assemelha a uma viagem, cuja duração varia de pessoa para pessoa. Esta viagem é baseada em compromissos e tem como objetivo principal a conquista de virtudes.

O casamento, com a consequente formação de um lar, quando programado no mundo espiritual, é talvez o item mais importante dessa viagem, pois envolve a vida dos cônjuges e dos filhos.

Conclui-se, assim, que se João veio para se casar com Maria, irão se encontrar no momento exato, independentemente da nacionalidade, raça, cultura ou posição socioeconômica que tenham. A programação inclui também o número de filhos, legítimos ou adotivos, e o casal pode, usando o livre-arbítrio, diminuir ou aumentar esse número.

Nos livros 'Nosso Lar' e 'Vida e Sexo', ambos psicografados por Chico Xavier, há informações a respeito dos variados tipos de casamento que ocorrem no mundo, como casamentos acidentais, provacionais, sacrificiais, afins e transcendentais.

Os casamentos acidentais não foram planejados na vida espiritual. São motivados por interesses imediatistas, como atração física, fuga do lar, interesse material, vaidade e outros interesses materialistas. Esses casamentos, por não se sustentarem em bases morais e éticas, nunca são venturosos e facilmente se dissolvem.

Os casamentos provacionais são programados pela espiritualidade e são verdadeiros reencontros de almas para os reajustamentos necessários à evolução delas. É por essa razão que há tantos lares onde reina a desarmonia, onde impera a desconfiança, e onde os conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias.

Deus permite a união desses espíritos, inimigos do passado, para que possam, pelo convívio diário, dissolver o ódio que marcou a relação deles no passado, abrindo assim espaços emocionais para o amor e o perdão.

Embora provacional, trata-se de uma união planejada no mundo espiritual, e por isso, os espíritos superiores contribuem para que os cônjuges se encontrem e se apaixonem um pelo outro. Com o passar do tempo, após o casamento, o encantamento inicial se fragiliza diante das lembranças inconscientes do passado que vão aflorando. Surgem, então, as dificuldades de relacionamento na vida conjugal.

Os casamentos sacrificiais, também programados no plano maior, são uniões de sacrifício para um dos cônjuges, que é muito mais evoluído em relação ao outro. Deus permite, neste caso, o reencontro de um espírito iluminado com um espírito inferiorizado. Acontece quando um espírito mais evoluído se propõe a ajudar aquele outro que se atrasou na jornada evolutiva. Quem ama não consegue ser feliz deixando na retaguarda, torturado e sofredor, alguém de sua afeição. Reencarna apenas para receber o retardatário como cônjuge, estimulando-o com seu carinho e sua luz a seguir o caminho do bem.

Os casamentos transcendentais consistem na união de dois espíritos evoluídos para realizarem, em conjunto, uma tarefa em favor da coletividade. São espíritos afins que se unem no mundo para o desempenho de tarefas especiais em favor do próximo.

Sendo a Terra um planeta de provas e expiações, a grande maioria dos consórcios realizados são provacionais; os cônjuges têm ligações de vidas passadas e se encontram em processo de reajustamento. A Espiritualidade os une, através das leis do mundo, para que possam, pelo convívio diário, transformar a animosidade de ontem em laços de fraternidade e amor.

A prova disso é a desarmonia, os desentendimentos e os problemas morais, que terminam, às vezes, lamentavelmente, em agressões físicas. Nesses lares estão reunidos os mais variados tipos evolutivos para o reajuste, através da tolerância, paciência e o perdão das ofensas. Pois é na oficina do lar que haveremos de compreender e pôr em prática as lições de Jesus sobre o amor incondicional, a caridade e o perdão.

Por isso, o casamento é uma experiência muito rica, pois é no laboratório do lar que encontraremos a abençoada oportunidade de fazer das imperfeições do cônjuge o necessário buril para lapidar o nosso espírito desajustado, nos preparando assim para os grandes testemunhos que a vida nos cobrará para que possamos evoluir.

Ninguém se casa para sofrer. Via de regra, as pessoas se casam porque se amam e querem seguir juntas na vida. Ninguém se casa pensando na separação. Mas para o êxito desse compromisso, é imprescindível que a tolerância reine nos corações dos cônjuges. Eles precisam compreender, principalmente, que o ser amado, longe de ser a 'metade' do outro, possui uma individualidade própria que deve ser respeitada para que o casamento atinja seu objetivo.

Respeitar a individualidade do outro é um dos ingredientes imprescindíveis para um casamento harmonioso.

Divaldo Franco, no livro 'Sexo e Obsessão', conta uma história para ilustrar essa necessidade de os cônjuges respeitarem a individualidade um do outro quando se busca a plenitude conjugal.

Conta-nos, então, uma lenda que diz o seguinte:

Um jovem casal indígena, que se amava profundamente e desejava contrair núpcias, apresentou-se ao pajé da tribo para receber suas sábias orientações. Estavam radiantes e felizes, e prometiam nunca se separar. Desejavam fundir-se em um só ser.

O sacerdote da tribo concordou em orientá-los; entretanto, solicitou que os jovens executassem uma tarefa antes do casamento. Ao jovem índio foi pedido que trouxesse uma bela águia, e à sua companheira, que encontrasse um falcão. Não seria uma tarefa difícil para eles, pois faziam parte de uma tribo dedicada à criação de aves de rapina, e os índios eram treinados desde criança para esse mister. Saíram e, passados alguns dias, trouxeram as aves, radiantes pelo sucesso da tarefa.

O pajé, com um sorriso enigmático, olhou para eles e perguntou: 'Querem ser felizes para sempre? Querem viver juntos sem jamais se separarem? Então observem.'

Tomou a águia e amarrou uma de suas patas à pata do falcão, ligando assim uma ave à outra. Logo depois, soltou-as para que pudessem voar. Cada uma delas, no entanto, queria tomar um rumo diferente; cada uma queria seguir para uma determinada faixa do céu. As tentativas de voar livremente foram se sucedendo, e quando perceberam que não conseguiriam o intento, começaram a se bicar, ferindo-se mutuamente. O curandeiro libertou-as rapidamente para que não se destruíssem, e as aves, então, sentindo-se livres, voaram felizes, buscando o azul do infinito.

Assim é o casamento. Ele só será harmonioso se os cônjuges forem livres para exercitar suas potencialidades, sem amarras, sem grilhões e sem que um tenha que impor ao outro sua forma de pensar, agir ou sentir. Somente respeitando a individualidade um do outro será possível chegar ao final da jornada com a tarefa cumprida perante as leis divinas.

Um comentário:

  1. Fico pensando nas mulheres que são cotidianamente maltratadas,violentadas e espancadas por seus conjuges. Muitas delas não tem coragem de sair deste circulo vicioso pois acreditam que devem "salvar" o ente querido, que devem se resignar diante de tantos maus tratos. Muitas acabam mutiladas ou mesmo assassinadas... Esta é uma das realidades quotidianas de muitas mulheres que sofrem violência doméstica. Que dizer à elas? Fiquem, cumpram vossa missão e se deixe assassinar , deixando muitas vezes atràs delas ,pequenos seres orfãos? E se si divorciam ainda terão que ouvir;"vocês adiaram vosso compromisso, terão que retornar com vossos ex-maridos numa proxima encarnação". Serà que Deus, que é Pai Amoroso, é assim implacàvel com seus filhos? Não teria elas jà pagado ou expiado tudo o que deviam na mão destes seres, mesmo se lhes fizeram algo no passado, nada justifica a falta de respeito , pois eles têm também o livre arbitrio de agir de uma outra forma.
    Antes de amar à quem quer que seja, melhor aprendermos a amar à nos mesmos, pois impossivel de amar ao outro, de respeitar se eu não tenho esse amor em mim.
    Si o casamento na Terra é ,na maioria das vezes somente prova e expiação, melhor procurar uma outra maneira de evouluir, se doando , auxiliando à quem realmente precisa, se preservando da vida conjugal, não criando mais lares infelizes como muitos que vemos na Terra, onde as primeiras vitimas destas relçãos sem amor e respeito são os filhos, que repetirão no futuro aquilo que viveram desde a mais tenra infância.Muito triste....

    ResponderExcluir